Seja um distribuidor

Blog

Página InicialBlogGuia completo para cuidados de cabelos cacheados

Guia completo para cuidados de cabelos cacheados

Quem tem cabelos cacheados sabe que precisa de cuidados especiais para que eles não fiquem quebradiços e ressecados, para isso, nada melhor que utilizar os produtos certos e garantir uma alimentação balanceada para garantir sempre uma linda aparência.

Nesse sentido, é preciso conhecer qual é o seu tipo de cabelo, procurar cremes indicados para serem utilizados e ainda ter contato com conteúdos explicativos para entender como deve ser a rotina para manter a saúde de seus fios.

Pensando nisso, fizemos este post para apresentar a você os principais tipos de cabelos cacheados, como devem ser os cuidados com os cachos e quais são os produtos mais indicados. Tem dúvidas sobre o assunto? Então acompanhe para saber mais!

Quais são os tipos de cabelos?

Antes de tudo, é preciso conhecer a diferença de curvatura dos cabelos cacheados. Saber isso vai ajudar você a escolher os produtos mais adequados e entender sobre as particularidades de cuidados a serem mantidos. Confira mais, a seguir!

Tipo 2: cabelos ondulados

Os cabelos do tipo 2 não são necessariamente cacheados, uma vez que as raízes são lisas e apresentam ondulações apenas nas pontas. O 2A é praticamente liso, que forma um pouco de volume.

Já o 2B apresenta ondas mais aparentes, mas não chega a formar cachos propriamente ditos. Aqui, o cuidado especial é em relação ao frizz, uma vez que tende a formá-lo. O 2C é o que mais chega a formar cachos, sendo mais volumoso e com ondas em maior destaque.

Tipo 3: cabelos cacheados

É o cabelo do tipo 3 que é de fato cacheado. Também apresenta muita tendência de frizz, em especial nos dias úmidos. O 3A é aquele que os cachos são mais abertos, aproximando-se do tipo 2. A oleosidade natural que sai da raiz chega com facilidade em todo o fio, o que traz a ele uma característica mais soltinha. Se a pessoa adotar pelo corte mais curto, ficará bem próximo de um cabelo liso.

O 3B já conta com cachos mais formados e não apresenta tanta oleosidade. Por essa razão, é preciso ter atenção quanto ao ressecamento e à necessidade de hidratá-lo constantemente para que não fique quebradiço, dando uma caprichada a mais nas pontas. Enquanto o 3C se aproxima dos cabelos crespos, pois são mais fechados, definidos na raiz e aparentam um estar mais ressecados que os outros dois.

Tipo 4: cabelos crespos

Os cabelos do tipo 4 são os crespos. O 4A é bem parecido com o 3C, com a diferença que é um pouquinho mais grosso. É mais aberto do que os outros do tipo 4, chegando até formar algumas mechas mais enroladas. O 4B é intermediário e o 4C é o mais crespo de todos, com uma estrutura mais frisada, sem formar as molinhas dos cachos.

Como cuidar dos cabelos cacheados?

Conseguiu identificar qual é o seu tipo de cabelo? Como você pôde perceber, cada um tem características distintas. Sendo assim, o ideal é procurar por produtos que sejam específicos para o seu e que tragam os benefícios que ele precisa. A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre os cuidados com os cachos. Entenda!

Lavagem

O primeiro passo é fazer as escolhas de acordo com o seu tipo de cabelo. Além de identificá-lo, entenda quais são as suas particularidades. Afinal, para toda regra há exceções, o que exige uma busca por aqueles itens que melhor se adaptam aos seus fios.

Explicaremos um pouco mais sobre os produtos ao longo do texto, mas procure sempre utilizar shampoo, condicionador e o creme de tratamento da mesma linha, pois as marcas se preocupam em criá-los para agir em conjunto e fornecer todos os nutrientes necessários para a saúde de seu cabelo.

Mesmo com os produtos certos, é preciso tomar alguns cuidados na hora de lavar. Friccionar ou esfregar os fios de forma intensa, por exemplo, é uma atitude a ser evitada, pois pode contribuir para o frizz, além de torná-los mais frágeis e ressecados. Por isso, faça movimentos suaves e circulares concentrados na raiz.

Hidratação

A hidratação capilar vai contribuir para que seus fios fiquem mais saudáveis no dia a dia, vai permitir a recuperação dos nutrientes perdidos, além de oferecer maior resistência para os seus cachos. Isso sem falar na resistência adquirida, tão importante para uma aparência ainda mais bonita!

Para isso, é preciso escolher o creme adequado para as suas necessidades, deixar o cabelo limpo e aplicar o produto depois de retirar o excesso de água — sempre respeite o tempo indicado na embalagem. O ideal é que enxágue com água fria e deixe-o secar naturalmente para que evite o frizz.

Finalização

A finalização vai permitir que o cabelo seja moldado e tenha uma aparência linda, do jeito que você espera. Existem algumas técnicas que devem ser utilizadas de acordo com o seu cabelo e com as suas necessidades.

No entanto, antes de adotar qualquer uma delas, preocupe-se em desembaraçar seus fios ainda embaixo do chuveiro. É comum que cabelos cacheados criem nós enquanto estiverem úmidos, o que pode enfraquecê-los — isso pode ser feito com o auxílio do próprio condicionador.

A fitagem é um dos métodos mais conhecidos. Por meio dessa técnica, é só desembaraçar os seus fios utilizando um leave-in e separar o cabelo em seções: superior, inferior e partes laterais. Ao separar uma mecha, começando pela parte de baixo, basta aplicar o produto e pentear com os próprios dedos. Pode ter certeza que isso vai deixar o seu cabelo definido e ainda garantir mais dias de day after!

Day after

Por falar no day after, vamos aprender como fazê-lo do modo certo? Acho que você já passou pela situação de ter um cabelo perfeito no dia que lava, mas, no dia seguinte, percebeu que tudo mudou, uma vez que ele não apresenta mais a definição adequada e está cheio de frizz, não é verdade? Não se preocupe, pois existem meios de melhorar esse quadro e que são fáceis de serem aplicados.

Apesar de se chamar day after, estamos nos referindo aos cuidados diários, entre uma lavagem e outra, tudo bem? As dicas começam logo na hora de dormir, principalmente para quem se mexe muito durante a noite, pois a eletrização dos fios pode formar o tão temido frizz. Por isso, é indicado que durma com touca de cetim — tecido que também pode ser utilizado na fronha!

Proteger os cabelos também deve ser uma preocupação na hora do banho. Basta um paninho envolvendo os seus cachos para evitar com que o vapor os prejudiquem. Invista também em um borrifador com um creme ou um leave-in, assim, é só aplicá-lo para ter um cabelo mais hidratado e leve no dia a dia.

Quais são os melhores produtos para cabelos cacheados?

Chegou o momento que todos esperamos: quais são os melhores produtos para utilizar nos cabelos cacheados? Entenda quais são as melhores opções para comprar e garantir fios mais saudáveis no dia a dia!

Shampoo

Um shampoo de qualidade é aquele que vai limpar os seus fios de forma suave e sem deixá-los ressecados. Os produtos mais comuns para cabelos cacheados são ingredientes emolientes e nutritivos, como:

  • manteiga de karité;
  • pantenol;
  • vitamina E;
  • óleo de coco; entre outros.

O ideal é que você escolha por um shampoo sem sulfato. Afinal, é esse produto que vai preservar a oleosidade natural de seu couro cabelo, além de permitir uma limpeza sem ocasionar no ressecamento dos fios.

Condicionador

O que seria de nós sem o condicionador, não é verdade? Afinal, sua principal função é fechar as cutículas do cabelo depois da lavagem, evitando a ponta dupla especialmente para quem tem o cabelo do tipo 2. Ele permite o tratamento dos fios, desembaraça e traz maciez . Com tantos benefícios, ele é essencial para a saúde de seus cachos!

O ideal é que seja da mesma linha que o shampoo. Como dissemos, as marcas pensam nesses produtos para trabalharem em conjunto e aumentar a eficácia dos benefícios apresentados. Novamente, entenda quais são as necessidades de seu fio, sejam elas volume, fortalecimento ou hidratação.

Existem pessoas, inclusive, que optam pelo co-wash — técnica de higienização sem o uso de shampoo para evitar itens que tenham óleo mineral, parafina, silicones insolúveis etc. No entanto, já existem opções fabricadas sem esses químicos. Por isso, caso você tenha preferência por esse tipo de produto, sempre verifique a composição do condicionador para saber se há ou não a presença dessas substâncias.

Cremes hidratantes

No dia a dia, o nosso cabelo passa pela ação de muitos agentes externos. O vento, por exemplo, remove boa parte de alguns nutrientes importantes de nosso fio, além de vitaminas e também proteínas que contribuem para a composição da fibra capilar.

Nos cabelos cacheados, inclusive, a hidratação vai contribuir para evitar o frizz excessivo e ser uma amiga e tanto para renovar a aparência dos cachos, principalmente nos dias em que não forem lavados.

Se apenas o uso dos cremes hidratantes não for suficiente para trazer o resultado esperado, é preciso também realizar a nutrição e a reconstrução, de acordo com os seus objetivos. .

Óleos

Os óleos para cabelos cacheados são ricos em vitaminas, têm ação antioxidante (contribuindo para o rejuvenescimento dos fios) e são muito efetivos para o tratamento de cabelos danificados e opacos. Entre os principais para os cacheados, destacam-se:

  • óleo de coco;
  • óleo de argan;
  • óleo de rícino;
  • manteiga de karité;
  • óleo de abacate;
  • óleo de amêndoas.

Como tratar os cabelos cacheados no dia a dia?

Especialmente quem está passando por transição capilar, é preciso entender como tratar os cabelos cacheados no dia a dia e ficar por dentro do cronograma. Não sabe o que é isso? Não se preocupe, vamos explicar a seguir!

Cronograma capilar

Assim como em qualquer outra estratégia de sua vida pessoal, é preciso contar com uma agenda para seguir um passo a passo e os resultados serem efetivos, correto? O cronograma capilar tem justamente esse objetivo, distribuindo as necessidades de seu cabelo e realizando um planejamento para que as etapas sejam cumpridas.

Ele é dividido em hidratação, processo no qual você vai repor a umidade dos fios, nutrição, quando vai haver a reposição dos óleos naturais, e reconstrução, que vai trazer a força de seus cachos de volta.

Durante a semana, você vai realizar as 3 etapas. Ao longo do mês, é preciso fazer 3 nutrições, 1 reconstrução e hidratação nas fases restantes. Além disso, é preciso visualizar continuamente como está a sua saúde capilar, de modo que as etapas sejam adaptadas conforme as suas necessidades.

Vantagens de adotar por um cronograma capilar

O cronograma capilar traz inúmeros benefícios para quem o faz da maneira correta. Entre eles, a possibilidade de recuperar os fios danificados pelas ações do dia a dia (tanto climática quanto causadas por produtos utilizados de maneira incorreta) e trazer uma forma mais natural e forte para o cabelo.

Destaca-se, ainda, a hidratação e a adequação de seus fios aos produtos certos, contribuindo para que você conheça mais o seu cabelo e as necessidades que ele tem, além de entender com quais itens os cachos absorvem melhor os componentes.

Etapas para fazer o cronograma capilar

Para a hidratação capilar, os principais ativos são:

  • d-pantenol — proporciona hidratação de longa duração, além de trazer brilho e maciez;
  • óleo de coco extra virgem — rico em ácidos graxos e vitaminas;
  • aminoácidos funcionais — proporcionam maciez e força.

Já a nutrição capilar é feita de três formas. A primeira é a máscara, composta por manteigas e óleos que vão trazer a oleosidade durante o banho. A outra é a umectação com óleo vegetal, etapa que a pessoa deixa o produto no cabelo por aproximadamente 30 minutos. A última é a umectação noturna, indicada principalmente para quem tem o cabelo muito ressecado, feita na parte da noite e retirada apenas no dia seguinte com uma lavagem.

A reconstrução deve ser realizada apenas se o cabelo de fato apresentar necessidade. Em fios danificados ou elásticos, o indicado é semanalmente. Caso contrário, a cada 15 dias já é o suficiente.

Neste conteúdo, você pôde entender quais são os principais cuidados necessários com cabelos cacheados, quais são os produtos mais indicados, além de ficar por dentro dos tipos de fios existentes. Conforme abordado, conheça as necessidades das suas madeixas, escolha itens com compostos mais indicados para a saúde de seus cachos e deixe-os mais saudáveis e bonitos.

Gostou deste post? Tem interesse em conhecer os produtos mais indicados do mercado? Então acesse o nosso site e confira as nossas linhas!

Postar um Comentário

!-- Google Tag Manager (noscript) -->