Cuidando da pele oleosa no inverno
Acabando a temporada das altas temperaturas, as noites já estão mais fresquinhas e o tempo mais seco. Para quem gosta, é uma época maravilhosa do ano: roupas mais chiques, lenços no pescoço, vento frio no rosto e aquela sensação de pele sequinha… opa, mas vamos com calma aí!
Para quem sofre com a pele oleosa os dias quentes do verão são capítulos repetidos de uma mesma novela: lavar o rosto, passar o filtro solar, maquiagem… meio dia já está tudo brilhando. Mas uma etapa muito importante pode estar sendo desprezada nessa rotina de cuidades: o hidratante. Você sabia que a pele oleosa também precisa de hidratação? Limpar e repor as moléculas de água é imprescindível para uma pele saudável. Inclusive, a produção extra de sebo pode estar relacionada a esse fator.
A oleosidade em excesso por ter origem no chamado efeito rebote. Que nada mais é do que a produção excessiva de óleo na pele: seu corpo sente que o sebo natural que produz está sendo retirado quase por completo e então, produz mais para “repor”- esse comportamento funciona como uma barreira contra o ressecamento. Para evitar tal efeito, dermatologistas recomendam o uso de sabonetes específicos para a pele oleosa, que limpam sem ressecar tanto, afastando o efeito rebote para bem longe do seu rosto.
Nos dias frios de inverno, os banhos bem quentes, aliados àquele ventinho seco e gelado das ruas, podem contribuir para o ressecamento de sua pele, mesmo ela sendo oleosa. A dica então é passar a usar um hidratante leve em conjunto com o filtro solar para se cuidar – e esse não pode ser deixado de lado em nenhuma hipótese, por nenhum tipo de pele, mesmo no inverno. Não faz tanto calor, mas a radiação ultravioleta UVA, que é a responsável pelo fotoenvelhecimento, possui intensidade constante durante todo o ano e atinge a pele da mesma forma no inverno e no verão.
Então, lembre-se de hidratar inclusive sua pele oleosa, de não deixar o hidratante de lado no inverno e, principalmente, de usar sempre o filtro solar.