Seja um distribuidor
BLOG ARVENSIS

O que são fios porosos? Como cuidar?

11 de abril de 2017

De uma maneira geral os cabelos considerados porosos são aqueles com fios extremamente ressecados, com sintomas que vão além do ressecado comum. Eles tem um aspecto áspero ao toque, ficam quebradiços e sem elasticidade. Essa situação se dá porque os fios começam a perder o que é chamado de cimento intercelular – é ele que garante a coesão das escamas, contribuindo para a solidez dos fios, cabelos com esse cimento bem conservado têm uma fibra capilar natural e sadia.

Quando o dano nas madeixas chega até o cimento entre as células um dos resultados é essa porosidade nos fios. Cabeleireiros dão dicas para esse diagnóstico de fios porosos: “segure os cabelos e os estique. Com o polegar e o indicador em formato de pinça, passe os dedos pelos fios. Se encontrar nós ou mesmo uma areiazinha, é sinal que as cutículas estão abertas, e o cabelo poroso” (Carla Soares, no blog Beleza Extraordinária).

Essa porosidade nos fios é prejudicial, inclusive, para o sucesso de diversos tipos de ações nos cabelos. Isso porque, enquanto porosas, as madeixas estão com as escamas abertas permanentemente, isso deixa seu aspecto espigado e opaco. A coloração também não fixa corretamente, durando menos tempo.

Dica Arvensis: quando seus cabelos loiros ou platinados estão porosos e você quer utilizar cremes para sua matização, tenha em mente que a absorção do pigmento por parte dos fios será muito maior. Por isso é importante testar o tempo de exposição das madeixas aos produtos da nossa Linha Desamareladora e, assim, evitar o aspecto manchado/chumbado dos fios loiros.

Corrigir esse problema da porosidade exige uma ação de reposição da massa dos cabelos e a solução se encontra no investimento em tratamentos de reconstrução! A Arvensis, por exemplo, tem uma linha inteira dedicada à resconstrução capilar, conheça clicando aqui. Incluir a queratinização em seus processos de cuidado com os fios também é uma boa saída, já que a queratina funciona como uma espécie de “cola” para as cutículas capilares e, assim, evita a perda de água por parte dos fios, mantendo sua hidratação. Nossa Queratina Líquida é um produto coringa nessa fase e pode ser tanto utilizada diretamente nos fios, quanto ser adicionada às máscaras de tratamento, conheça a fundo esse produto clicando aqui.

Agora que você já sabe diagnosticar melhor esse tipo de dano nos fios, é hora de começar seus cuidados com Arvensis!

comentários

CATEGORIAS

  • Beleza (9)
  • Bem estar/ Fitness (7)
  • Cabelo (16)
  • Dicas (28)
  • Moda (4)
  • Pele (6)
  • Saúde (15)
  • 
    quer ficar
    por dentro
    de tudo?
    Assine agora a nossa newsletter!
    
    Nos acompanhe nas redes sociais