Seja um distribuidor
BLOG ARVENSIS

Conheça os alimentos que te deixam feliz

22 de agosto de 2017

A alimentação é muito importante para o corpo. É através dela que você consegue energia para um vencer um dia longo de trabalho, deixa o aspecto da pele melhor, ajuda no fortalecimento dos cabelos, ajuda a combater doenças e, por incrível que pareça, te deixa mais feliz. =) É sério e a ciência já comprovou isso: algumas refeições podem auxiliar no seu bem estar e contribuir – e muito – na sua felicidade.

Agora, como isso acontece? É o seguinte: algumas comidas aumentam a produção de neurotransmissores (principalmente a serotonina), responsáveis pela comunicação entre as células nervosas e pela criação da sensações de prazer. Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos.

Contudo, não vá pensando que é comer agora e ficar bem o dia todo. Segundo pesquisas, os efeitos só são obtidos quando o consumo é frequente e há equilíbrio na alimentação, com respeito às quantidades necessárias para que o corpo se mantenha saudável.

O espinafre é um destes alimentos. Ele pode ser uma boa arma contra a tristeza, já que contém potássio e ácido fólico. Ambos os elementos ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas.

Já a banana é rica em aminoácido triptofano – uma substância precursora da setotonina – e sem a serotonina, o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade e mal humor e hiperfagia.

O gérmen – que é a parte mais nobre do trigo – é uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosimo.

A laranja possue antioxidantes que combatem o cansaço, além do cálcio que é eficiente no relaxamento muscular e combate o nervosismo. A vitamina C diminui a quantidade de certos hormônios no sangue e reduz o estresse físico e emocional.

Para quem gosta de alimentos picantes, a pimenta é uma boa companheira. Isso porque ela dá uma sensação de euforia, reduz o estresse e melhor a depressão. Tudo isso graças ao efeito da capsaicina, que dá o sabor ardido ao tempero.

Agora, você que adora um chocolate, saiba que não é a toa que o alimento traz tanto prazer. Ele também é rico em triptofano e ainda possui teobromina, um alcaloide da família da cafeína que tem efeito estimulante, e magnésio. É por isso que mulheres em Tensão Pré-Menstrual, a temida TPM, parecem ter mais necessidade de comer chocolate.

Agora, se quer um doce menos calórico, aposte no mel. Além do alto índice de glicose presente no mel, que provoca sensação de prazer devido à serotonina liberada, esse alimento possui minerais como o potássio e cálcio. Esses dois elementos possuem ação contra a depressão e ajudam a acalmar.

Então, já sabe: para ter uma vida mais saudável e feliz, alimente-se corretamente e viva de forma intensa cada momento da vida! Você não se arrependerá! 😛

comentários

CATEGORIAS

  • Beleza (9)
  • Bem estar/ Fitness (7)
  • Cabelo (16)
  • Dicas (28)
  • Moda (4)
  • Pele (6)
  • Saúde (15)
  • 
    quer ficar
    por dentro
    de tudo?
    Assine agora a nossa newsletter!
    
    Nos acompanhe nas redes sociais