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BLOG ARVENSIS

Alimentos para deixar os fios mais brilhantes

3 de fevereiro de 2017

Quando penso em cabelo saudável, logo relaciono às vitaminas vitais! Porque elas são essenciais  para os cabelos, para manter os fios brilhando e evitar sua queda e quebra.

Mas para todo esse resultado, precisamos primeiro de: proteína! Seja ela animal ou vegetal (quinua, castanhas, grão de bico, lentilha, feijão, nozes, amêndoas…). E quando falamos dessa proteína cuidando dos seus fios, temos mais um elemento essencial nessa matemática: o magnésio.

Quando não ingerimos a quantidade necessária de magnésio, ele deixa de ajudar nosso organismo a produzir a proteína que produz a queratina. Da queratina você já ouviu falar, né? Ela está na composição dos fios dos seus cabelos e é também uma das responsáveis pela beleza deles. Então recapitulando: sem magnésio não temos proteína e, em contrapartida, não temos queratina suficiente.

Mas então, pra solucionar essa questão, estão aqui alimentos onde podemos encontrar o magnésio: folhas verdes e abacate.

Além desses elementos já citados, outros compostos presentes nos alimentos podem deixar seus cabelos mais brilhosos, com mais vida. Quando em penso em vitalidade capilar me vem à cabeça a  Vitamina E, ela ajuda na circulação do couro cabeludo e isso vai garantir mais brilho para seus fios. Podemos encontrá-la em alimentos como a cenoura e a abóbora, por exemplo.

O potássio também é uma fonte importante para manter os cabelos flexíveis e hidratados (e cabelo mais hidratado é sempre mais bonito, né?). Encontramos ele na banana.

Ah, e não podemos esquecer do ferro, que junto também com a proteína, vai ajudar no fortalecimento e no crescimento dos seus cabelos. Além das folhas verdes escuras, ele também está bastante presente nas carnes, aí, para ingerí-las, vai uma dica: tempere seu bife de boi com limão, assim seu organismo absorve melhor o ferro. Ainda falando das carnes, elas são super ricas em proteínas e, como já vimos no início do texto, as proteínas são a matéria-prima dos seus fios. Sua ingestão equilibrada garante fios mais saudáveis.

Diversificando os elementos, temos também o silício, que ajuda na fixação do colágeno: + colágeno = + hidratação. Fonte de silício? Cogumelos!

A Vitamina C, presente em frutas como a acerola e a laranja, é antioxidante e ajuda no brilho capilar, além de dar força aos fios. Já a quinua, que é fonte de Vitaminas do Complexo B, também ajuda nesse fortalecimento dos cabelos. As frutas secas e o brócolis tam cálcio e também vão conferir mais brilho aos seus fios.

Peixes como a sardinha e o salmão são ricos em Ômega 3, combinado com as proteínas e as vitaminas B, ele espanta a calvice. Já o zinco ajuda no controle da oleosidade (porque a gente gosta de brilho, mas nem tanto). Podemos encontrá-lo em alimentos como as castanhas e as sementes de abóbora.

Como vocês puderam perceber, uma alimentação saudável, de uma maneira geral, garante a saúde e o brilho dos seus fios, confirmando que a beleza acontece de dentro pra fora. Sempre digo: você é o que você come. Se falta algum nutriente, poderá faltar saúde para você de uma maneira geral… Cabelos fracos, unhas quebradiças, excesso de cansaço, falta de memória e fadiga constante são sinais de alerta, cuide-se sempre! E até o próximo texto 🙂

 

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